Disneyworld e Orlando – Quando ir?

A primeira coisa a pensar antes de uma viagem é quando ir?

Além de pensar quando é a melhor época para as férias levando em conta nosso trabalho e rotina da nossa família, é importante levar em consideração as lotação dos parques.

Pode parecer um excesso de planejamento pensar na lotação dos parques, mas em especial nos parques da Disney, ir num dia muito cheio é certeza de ficar horas em pé nas filas para os brinquedos.

 

Lotação dos Parques

 

No gráfico abaixo, conseguimos ver que historicamente, a lotação dos parques aumenta muito nos feriados, nos meses de verão lá (junho, julho e agosto), spring break (recesso de primavera das escolas americanas) e próximo às festas de fim de ano.

Fonte: https://adventureswithamouse.com/

 

O ideal é evitar essas épocas e assim aproveitar bastante o dia de parque. Mas outros detalhes impactam na lotação dos parques.

 

Extra Magic Hours

As pessoas que se hospedam nos hotéis da Disney tem o privilégio de em alguns dias desfrutar do parque quando ele deveria estar fechado. Podem entrar em um determinado parque mais cedo que os demais visitantes, ou ficar algumas horas após o parque fechar. Isso se Extra Magic Hours (EMH)! Cada dia um parque oferece Extra Magic Hour. E o que isso interfere na lotação dos parques? Então, há uma tendência dos hóspedes da Disney seguirem todos para o parque que oferece esse benefício. Dessa forma o parque que tem EMH costuma ficar mais cheio que os demais.

E você pode estar pensando que no universo dos hotéis de Orlando, que não tem tanto hotel da Disney assim e que isso não impactaria tanto no quanto o parque ficaria cheio. Bom, os hotéis do complexo Disney possuem um total de 30.843 quartos (dados do Touringplans), com capacidade para 4 pessoas no mínimo. Em geral essas pessoas escolhem ir para o parque com EMH, para aproveitar esse benefício exclusivo, e a consequência é aumento importante da lotação dos parques.

 

Previsão de lotação / Crowd Calendar

Você já decidiu o período da sua viagem, e agora, que dia seria melhor ir no Magic Kingdom? Dá para ter uma ideia de que dia é melhor ir em um parque e não no outro?

Tem sim! Vários sites criam Crowd Calendars mês a mês. No Crowd calendar (calendário de lotação) você tem uma previsão do quão cheio cada parque ficará, por dia do mês. Eles também indicam o melhor e o pior parque em termos de lotação para cada dia do mês. Essa previsão leva em conta eventos especiais na Disney e na cidade como um todo, EMH, feriados, etc.

Gaston Tavern
Gaston Tavern e atrás dá pra ver o Castelo da Fera.

 

Vários sites criam seus calendários, mas o site do Touring Plans é o mais famoso e conhecido por ser bastante acurado. Eles liberam gratuitamente o calendário do próximo mês. Hoje, 12 de outubro, eles estão mostrando as datas a partir de 11 de novembro até 11 de dezembro. Para ver tudo precisa pagar assinatura, que não é muito cara. (Estou tentando um desconto para vocês).

 

 

Clima

Além da lotação dos parques, outro ponto que deve ser levado em consideração é o clima em Orlando no período de sua visita.

Orlando é uma cidade que pode ter temperaturas extremamente altas, no melhor estilo verão carioca. E como a umidade costuma ser alta, aquela sensação de ficar melado é comum durante o verão. Sem contar as chuvas, muito comuns nos meses mais quentes (abril a setembro).

disney com chuva
Um dia de chuva no Magic Kingdom

 

De outubro a março, a temperatura é mais amena e chove menos. Pode até fazer bastante frio (para meu parâmetro de carioca).

Mas vale sempre comprar uma capa de chuva baratinha no supermercado (Walmart, Target) e levar na bolsa.

Abaixo um gráfico do The Weather Channel com as médias de temperaturas e chuvas em Orlando ao longo do ano.

orlando clima

 

E bom ter em mente a Flórida tem uma temporada de furacões que vai de 1° de junho a 30 de novembro, com pico no mês de setembro. A Disney só fechou por 5 vezes desde sua inauguração, e a quinta vez foi nos dias 10 e 11 de setembro após a passagem do furacão Irma. Mas no dia seguinte já funcionou normalmente.

 

 

Então esses são os principais itens que levo em consideração na hora de escolher quando ir para Orlando.

 

Deixei de falar de alguma coisa? Alguma dúvida ou sugestão? Escreve para mim nos comentários.

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários

  1. Adorei esse gráfico, porque acabei de descobrir que sempre fomos nos piores meses, ou seja, Natal e Ano Novo!!! E tínhamos medo de julho, vê se pode?! Agora estou pronta para encarar o mês do verão americano! Nosso problema sempre foi conciliar com as férias daqui de casa…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Acho sensacionais esses posts com dicas da melhor época para visitar um destino! É o segredo para o êxito de uma viagem! Você conseguiu esclarecer muitas dúvidas que eu tinha a respeito da lotação dos parques. Quanto ao clima, já fui no verão e achei muito quente, na primavera foi mais agradável! Parabéns por compartilhar dicas tão úteis com os leitores.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s