Varsóvia – a cidade que ressurgiu das cinzas

Como uma fênix, a cidade de Varsóvia emergiu das cinzas e escombros deixados pela Segunda Guerra Mundial. Resgatou a sua beleza, reconstruiu todo seu centro histórico (a cidade velha) e manteve sempre alto o orgulho do povo Polonês.

Levante de Varsóvia

Varsóvia é a Capital da Polônia, e a cidade foi praticamente totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, pois em suas ruas o povo polonês criou seu próprio exército e lutou até o último soldado contra a invasão alemã de um lado e soviética do outro. Este movimento ficou conhecido como o Levante de Varsóvia.

Hoje a cidade velha está totalmente reconstruído. Se ninguém te contar o que aconteceu por lá, você facilmente se enganaria que são construções originais.

Bate-volta da Cracóvia

Varsóvia fica a cerca de 2h e 30 min de trem partindo da Cracóvia, e é uma opção interessante de bate-volta.

Eu sou uma pessoa bastante diurna, e louca o suficiente para acordar cedo nas férias, então no dia que decidi ir à Varsóvia, eu peguei o trem de 6:56h na estação Krakow Glowny, e cheguei às 9:33h na estação central de Varsóvia.

Cidade Velha

Já contei aqui no Sozinha pelo Mundo que eu sou super fã de Walking Tours, e na minha opinião esse tipo de tour é fundamental quando temos pouco tempo para conhecer a cidade. Na verdade acho imprescindível pelo menos um walking tour em cada cidade que visito. Não tem maneira mais interessante de conhecer o lugar e sua história.

Consegui cronometrar tudo e pegar um tour as 10:30h pela Cidade Velha.

A Cidade Velha foi o palco do Levante de Varsóvia e eu queria muito ver esse lugar de perto. Estou lendo o livro “O Levante de 44” de Norman Davies há uns 4 anos, rsrs, então tinha muito coisa para ver com meus próprios olhos. Você deve estar pensando mal do livro, já que ainda não terminei de lê-lo, mas este livro é super detalhado então leio muito devagar (sempre leio mais de 1 livro ao mesmo tempo).

Mas voltando ao Walking Tour, não lembro exatamente com que empresa eu fiz, mas basta procurar num buscador “Free Walking tour” junto com o nome da cidade em questão, que abrem várias opções. E estes tours funcionam assim, basta você estar na hora marcada no ponto de encontro pré-determinado e seguir com o grupo pela cidade ouvindo as histórias que o guia vai contando. Ao final do tour, você dá uma gorjeta ao guia, no valor que quiser. Apesar de serem gratuitos, é muito feio não dar a gorjeta do guia e este é o único pagamento que ele receberá. Então não seja mão-de-vaca.

Plac Zamkowy

Esta é a histórica praça do Castelo. A praça fica em frente ao Castelo Real (Royal Castle), que foi residência dos antigos monarcas poloneses.

No centro da praça está a Coluna de Sigismund III Vasa.

IMG_1379
Plac Zamkowy e Coluna de Sigismund

IMG_1405
Praça da Cidade Velha de Varsóvia

Royal Castle – Castelo Real de Varsóvia

O Royal Castle foi destruído e reconstruído algumas vezes, a primeira na metade do século 17 durante as Guerras Suecas, e em 1944 foi explodido pelos alemãs. Em 1984 reabriu ao público completamente restaurado.

Ele é enorme. Eu conheci apenas o pátio. Mas você conhecê-lo por dentro por 30 pln, e aos domingos é grátis.

IMG_1380

IMG_1399
Praça da Cidade Velha e Castelo todo vermelhinho à direita

Catedral de São João Batista

A igreja mais antiga de Warsaw, em estilo gótico. Em uma das paredes externas próximo à entrada principal você pode ver fragmentos do mini-tanque de controle remoto Goliath alemão  usado na 2a guerra.

Image result for st john cathedral warsaw
Foto: Wikimedia Commons

Rynek Starego Miasta – A praça do Mercado

Esta é a parte mais velha da Cidade Velha. Completamente destruída pelos alemães após o Levante de Varsóvia, foi completamente restaurada com sua aparência original de antes da guerra.

IMG_1384
Praça do Mercado de Varsóvia
IMG_1385
Warsaw Mermaid

A Sereia de Varsóvia é o símbolo da cidade, existem três estátuas de sereia pela cidade e várias histórias sobre a sereia. Veja sobre as histórias aqui (em inglês).

Pelo centro é comum ver muitas lojas vendendo peças de âmbar. Uma lindeza!

IMG_1411

Barbican

Essas construções arredondadas faziam parte das muralhas medievais de proteção da cidade. Parcialmente demolido no século 18. Rende ótimas fotos.

Casa de Marie Curie

Sabe aquela mulher que descobriu o elemento químico rádio, mas seu marido levou a fama por ela durante muitos anos? Pois é, ela era polonesa e morou em Varsóvia antes de se casar e ir morar na França.

Aqui funciona um museu sobre a vida e obra de Marie Curie. Saiba mais nesse link.

IMG_1386
Casa de Marie Curie
IMG_1387
Charme da Cidade Velha

Monumento ao Levante de Varsóvia

Próximo ao monumento existe uma faixa no chão, delimitando onde um dia existiram os muros do gueto de Varsóvia.

O monumento em homenagem aos soldados civis do Exercito da Pátria, e todos os envolvidos no Levante de Varsóvia, foi concluído em 1989. Obra de Wincenty Kućma. De um lado vemos insurgentes lutando e do outro, os soldados se escondendo nos esgotos.

Igreja da Santa Cruz (Kościół Św. Krzyża)

Igreja em estilo barroco. Abriga o coração de Chopin, no segundo pilar a esquerda na nave central.

Image result for holy cross church warsaw inyourpocket
Fonte: http://www.spottinghistory.com

Royal way – o caminho real

Este caminho liga as três residências reais na cidade. Vai da Praça da Cidade Velha onde está o Castelo Royal até o parque o Łazienki onde fica o Palácio das Águas, e se continua até o palácio de Wilanów.

Fui por esse lindo caminho, uma caminhada e tanto, até os jardins do parque Łazienki. Vale muito a pena se tiver tempo sobrando ou quiser pular o museu que falarei a seguir.

IMG_1437
Parque Łazienki

Centro da Cidade – Downtown

Museu do Levante

Como já disse, estou lendo (há anos) um livro sobre o levante de Varsóvia, então via a esse museu era obrigatório para mim. E olha que não sou louca por museus.

O Museu abre todos os dias, exceto terças. O ingresso custa 20 PLN, mas aos domingos é de graça. Dá para comprar no site.

Para uma melhor compreensão do museu e da história recomendo muito alugar um audioguia, custa só 10 PLN e tem em português.

Para maiores informações, vá ao site do museu.

Palácio da Cultura e da Ciência

Este prédio foi legado da URSS para Varsóvia. Devido sua “robustez” e arquitetura um tanto quanto sem graça, este prédio não é um queridinho dos moradores.

IMG_1376

Conheci bastante de Varsóvia em um dia, e acho que foi o suficiente. Voltei à Cracóvia no trem das 19h. Foi um dia cansativo mas bem produtivo.

Dúvidas? Sugestões? Escreve para mim nos comentários.

Anúncios

13 comentários

  1. Nossa que legal. Eu leio vagarosamente meus livros kkk, da mesma forma que tu, vários ao mesmo tempo. Geralmente os biográficos me dão mais trabalho. Amei conhecer Varsóvia contigo. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s