Como planejar uma viagem? Minhas dicas.

 

Para muitas pessoas, a ideia de planejar uma viagem pode ser assustador, especialmente se for viajar sozinha (o). O que faz eu me sentir segura é um bom planejamento, e vou contar aqui como eu faço.

Para facilitar a organização, eu crio uma planilha no Excel com várias pastas.

 

Resumo da Viagem

Na primeira pasta eu coloco o resumo da viagem, cada linha um dia da viagem. Assim acho que fica mais fácil ter uma visão geral. Aqui já começo estipulando quantos dias em cada lugar.

resumo

Bom lembrar que os deslocamentos entre cidades ou países leva tempo. Se for utilizar o aeroporto, devemos considerar pelo menos 2 horas antes e 2h após o vôo no aeroporto, a duração do vôo e o deslocamento até o aeroporto. Aeroportos costumam ser distantes do centro da cidade, e os aeroportos que operam vôos low cost na Europa então, são geralmente muito longes. Então não dá para considerar em seu roteiro apenas a duração do võo!

Muitas vezes o deslocamento de trem é mais vantajoso, pois as estações ficam nos centros urbanos, porém há que se considerar o custo e o tempo de viagem, que geralmente são maiores que dos vôos low cost.

Esse resumo também facilita visualizar as diárias necessárias para cada hotel.

 

Gastos

A segunda pasta que eu crio é a de gastos.

Crio uma tabela que consta o valor pago, o que falta pagar no local e o valor total pago, em reais e na moeda estrangeira.

gastos

Vou inserindo hotéis, ingressos de atrações, aluguel de carro, e quaisquer outras despesas que eu já esteja antecipando. Coloco a forma de pagamento (dinheiro ou cartão de crédito).

Na última coluna, fica o total pago em moeda estrangeira e em reais, mas nessa eu incluo o  iof, assim ao final da viagem consigo visualizar todos os meus gastos reais.

Nesta pasta também crio uma tabelinha para as compras de moeda estrangeira. Coloco as datas de compra (já contei aqui como faço para fazer câmbio), o total comprado, o valor sem e com iof (VET), e o total que paguei em reais. Dessa forma consigo avaliar quanto investi em moeda estrangeira, além de poder comparar o valor pago em viagens posteriores.

 

Uma pasta por cidade ou destino

Enfim chego no roteiro esmiuçado e passo-a-passo do meu destino. Crio uma pasta para cada cidade. Nessa pasta consta obrigatoriamente coluna para: atividade, horário de funcionamento, endereço, como chegar, custo e observações.

exemplo planejamento

Ai começo minhas pesquisas para o destino. Por exemplo Praga. Começo a ler todos guias de viagem e blogues com informações sobre Praga. Vou colocando tudo na tabela.

Nos blogues sempre tem muitas dicas, coisas imperdíveis, coisas a evitar. Vou anotando tudo na coluna de Observações.

Importante ao visitar o site dos pontos turísticos, observar se há venda de ingresso antecipado (geralmente mais barato que na hora), o horário e os dias de funcionamento, e como chegar. Eles sempre indicam a melhor forma de chegar.

Crio também uma tabelinha ao fim da tabela principal com comidas típicas e restaurantes indicados, com funcionamento e endereço.

 

 

Agora o passo-a-passo

 

Depois de tudo listado, começa a parte mais chatinha.

Com mapa da região, eu uso o google maps, você determina que pontos de interesse são próximos entre sí, e traça o melhor percurso para visita-los. Estabelecida a ordem mais racional possível, também com a ajuda do google maps, você consegue saber que linha de ônibus/ metrô para ir até o primeiro ponto de interesse, e para deslocamentos entre eles caso não dê ou você não queira ir a pé.

E vai anotando todas essas informações na sua tabela. Pode até criar um mapa com esse seu roteiro personalizado no google maps (meus mapas) e acrescentar na sua tabela.

 

Gosto muito de usar o google maps porque consigo ver como é a rua do meu hotel (street view), assim quando chego já me sinto familiarizada com a região.

 

Checklist

A última pasta é a do Checklist. Criei um checklist básico para todas as viagens, que adapto conforme o destino (frio, calor, praia). Assim quando estou arrumando a mala não esqueço de nada, além de que verifico com antecedência a validade do passaporte, vistos, carteira de motorista, etc.

Deixei meu checklist aqui pra vocês. Só clicar e imprimir antes das viagens.

Clique aqui 👇🏻👇🏻

IMG_1380

Deu para ver como não é difícil planejar a sua própria viagem? Dá trabalho? Com certeza, mas me sinto viajando antes da viagem propriamente dita. Eu gosto muito dessa fase de planejamento.

 

Alguma dúvida ou sugestão? Deixa para mim nos cometários!

Anúncios

8 comentários

  1. Excelente, Sabrina! Realmente, você é uma expert em planejamento! Vou guardar essas dicas e incorporar tudo no meu próximo plano de fuga (risos)! Aliás, eu começo a viajar no planejamento e nunca termino, porque tem as fotos para rever, as histórias para contar… Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ahahah adorei, vi minhas planilhas aqui! Acho que foram os anos trabalhando no administrativo/financeiro hahah! Mas eu não tenho saaaaco para os roteiros no g.maps, caraaaaca que irritante. Eu faço no mapa físico ou dou print no zoom da tela imprimo tudo e tá bem bom kkkkk! Adorei!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s