Sozinha por Praga – vol. 2: Cidade Velha

Mais um pouquinho de Praga. Hoje vamos passear pela Cidade Velha.

 

Staré Město (Old Town)

 

A cidade velha é a parte mais antiga da cidade, e fica a direita do rio Vltava. Toda cidade na Europa tem um rio importante né, rs.

E cada cantinho de Praga tem seu charme. Difícil eleger um lugar mais especial que o outro.

 

Praça Central

A praça central (Staromestské námestí) é linda, e cercada de vários pontos de interesse. Na praça encontra-se a estátua de Jan Hus, um dos precursores da reforma protestante, em comemoração aos 500 anos de sua morte.

IMG_1609
Praça lotada de turistas
IMG_1614
Igreja de San Nicholas (Svatý Mikulás) – Barroco
IMG_1559
Estatua de Jan Hus
IMG_1616
Igreja de Nossa Senhora antes de Tyn

IMG_1617

Igreja da Madre de Deus em frente de Tyn

A igreja escondida da Madre de Deus em frente de Tyn (Kostel Panny Marie pred Týnem), para entrar nessa igreja é necessário passar por entre casinhas de comércio. É uma catedral gótica, com altar em estilo barroco. Lindíssima por dentro e por fora.

 

Prefeitura

O prédio da prefeitura (Staromestská radnice) são vários prédios interligados e abrigam o famoso relógio astronômico, o Orloj. Eu fiz a visita guiada pelo Old Town Hall com direito a subir até a torre do relógio. Recomendo a visita para entender melhor a história da construção e de Praga.

IMG_1555

Relógio Astronômico

O Orloj, o relógio astronômico marca não apenas as horas, mas a posição do sol e da lua como um astrolábio, além dos signos do zodíaco com a posição das estrelas. Das 9 às 23h, a cada hora, os doze apóstolos aparecem em duas janelas acima do relógio. Uma gracinha. Abaixo do relógio há uma roda-calendário. Na visita ao Old Town Hall, eles explicam detalhes sobre esse incrível relógio astronômico.

A vista da torre do relógio ao entardecer foi o ponto alto deste dia.

 

Torre de Pólvora

A Torre de Pólvora (Prasná Brána), em estilo gótico, ele é remanescente dos 13 portões medievais que guardavam a cidade velha. Da para subir nessa torre.

IMG_1630

 

Casa da Madona Negra

A Casa da Madona Negra, é um café, Café Orient, em estilo cubista, citado em vários guias e blogs de viagem, mas sinceramente, não achei nada demais.

IMG_1629

Josefov

Josefov, o bairro judeu, com várias sinagogas como a Pinkas Synagogue, com nome de vítimas do holocausto nas paredes e coleção de desenhos de crianças do campo concentração de Terezín. A Maisel Synagogue, com história dos judeus da Bohemia e Morávia; e a Sinagoga Stranová, a mais antiga da Europa (1270). Além do Antigo Cemitério Judeu. Infelizmente tentei conhecer por duas vezes e não consegui. A primeira fui num sábado, e obviamente estava fechado (Sabath) e da segunda vez era feriado judeu e eu não sabia.

Logo, não faça como eu e planeje antes a visita, olhando no site se não é feriado.

 

Monumento à Franz Kafka

Franz Kafka, escritor tcheco nascido na cidade de Praga, muito conhecido por seu livro “A Metamorfose”. A estátua encontra-se em frente da Sinagoga Espanhola, no bairro judeu, na rua Vezenská, 1. Mas tem mais sobre Kafka em Praga, na Cidade Baixa (Malá Strana)! O Museu Kafka e a casa onde o escritor morou, na área do Castelo de Praga. Contarei mais detalhes sábado que vem no Volume 3 de Praga.

IMG_2711

Do Bairro Judeu, vale a pena pegar a margem do rio Vltava e seguir até a Ponte Carlos (Karlův most). Pelo caminho, você verá na outra margem do rio, o Parque Letná com seu grande Metrônomo vermelho e o Castelo de Praga no topo da Colina. A vista é tão bonita que é difícil fazer poucos cliques. Prepare um bom cartão de memória pra sua máquina, porque Praga é muito fotogênica.

Ponte Carlos

E a Ponte Carlos (Karlův most) é um encanto! Sua construção foi iniciada em 1357, com 516 metros de comprimento e quase 10 metros de largura, é a ponte mais antiga da República Tcheca. Possui 3 torres de guarda, 2 na Cidade Baixa e 1 na Cidade Velha, exemplos da arquitetura gótica. Ao longo da ponte, existem 30 estátuas, entre santos e patronos, em estilo barroco.

IMG_1567
Ponte Carlos com suas estátuas. Ao fundo o Castelo de Praga.
IMG_1570
Ponte Carlos, ladeada por suas estátuas. Muitos artistas de rua e turistas

IMG_2681

IMG_1664
Torre do lado da Cidade Velha
IMG_1669
Torre do lado da Cidade Baixa
IMG_2690
A ponte ao longe, com vista da Torre de Guarda da Cidade Baixa

 

Esse cartão-postal de Praga vive cheio de turistas e artistas de rua. Para tirar uma foto da ponte sem ninguém é preciso madrugar. Mas ela linda de qualquer ângulo.

Recomendo demais fazer um passeio de barco. É uma delícia!

 

 

Sex Machines Museum

E para uma apimentada em sua visita à Praga, visite o único museu no mundo de apetrechos sexuais, o Sex Machines Museum. Curioso ver a criatividade do ser humano, desde a antiguidade.

A Cidade Velha de Praga tem muitos cantinhos charmosos para conhecer. Permita-se vagar pelas ruas e praças, você não vai se arrepender.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Até o próximo sábado com o volume 3 de Sozinha por Praga, com informações do Castelo de Praga.

Se começou a ler sobre Praga agora, não perca o Volume 1 com dicas de hospedagem e restaurantes.

Deixei de falar de alguma coisa? Alguma dúvida ou sugestão? Deixa pra mim ai nos comentários.

Anúncios

11 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s