Sozinha por Praga – volume 1

Olá! Hoje começo a contar minha viagem a Praga, a capital da República Tcheca. E a cada sábado vou contar mais um pouquinho, um novo volume de Viajando Sozinha por Praga! Então vamos lá.

A língua falada lá é o tcheco, e a moeda não é o Euro e sim a coroa Tcheca. E na minha opinião, vale à pena levar Euros e trocar lá pela Coroa Tcheca, foi o que eu fiz.

Em tcheco, Praga é Praha!

Onde fiquei:

Como essa viagem ao Leste Europeu foi bem econômica, além de uma preferência pessoal ao viajar sozinha, fiquei em um hostel. Escolhi um albergue mais central e que ficasse próximo a um metrô. Então acabei ficando no Downtown Hostel (Národní, 19).

Quartos limpos, banheiros ok, grande cozinha equipada, mas o café da manhã não está incluído. O café da manhã pago a parte é barato, lembro que incluía ovos mexidos, salsichas fritas, pães, umas panquecas super gostosinhas, café e leite.

A equipe do albergue foi super legal comigo, eu cheguei ao albergue antes das 7h, e o check in só abre às 14h. Mas me permitiram tomar um banho e guardar a mala num locker, daí pude ir fresquinha conhecer a cidade.

O hostel também oferece free walking tours. Fiz o passeio da cidade velha e um Ghost Tour à noite. De todos os walking tours que já fiz na vida, esses foram o que menos gostei, achei que sobrou animação e faltou informação. Não que tours organizados por albergues sejam ruins sempre (já fiz uns bons), mas continuo preferindo os free walking tours (apesar de dizer free, espera-se um gorjeta de cerca de 2 euros ao final) de empresas especializadas nisso. Essa empresa é famosa, mas cada cidade tem várias outras empresas boas, vale checar no Trip Advisor a reputação da empresa.

Coisas diferentes para comer:

 

  • Svíčková, ou svíčková na smetaně – é um bife com molho cremoso, é um prato típico da culinária tcheca. Servido com molho de cranberry e um tipo de pão. Gostoso!

IMG_2672
Café Louvre

  • Presunto de Praga – assado na rua. Não encontrei, mas deve valer a pena.

  • Pão com linguiça na rua – esse eu provei e aprovei
IMG_2658
Pão com linguiça e salada de repolho quase chucrute, e sempre uma cerveja

  • Trdelnik – massa folhada com açúcar e canela. Tem em todas as esquinas, mas dizem que o melhor é o da Krusta (rua Karlova, 146). Não comi, mas é bem cheiroso.

  • Krusta (karlova, 146) – padaria maravilhosa, cheia pãezinhos e bolos delícia. Li que tem o melhor trdelnik. Fica a dica de comprar umas guloseimas aqui e fazer um picnic num dos parques da cidade.

  • Café Louvre – jantei lá algumas vezes. Servem também café da manhã. Essa torta ai de baixo estava divina.

  • Café Slavia – para um café da manhã com vista para o Vltava, e para o prédio dançante (Tančící dům). Eu gostei, mas não achei imprescindível.

  • Bageterie Boulervard – um fast food delicioso que tinha perto do albergue. Sanduiches e wraps fresquinhos, e batatas fritas delícia. E o preço muito bom!! Tem vários endereços em Praga.

  • Feira de rua – na minha opinião, as feiras de rua são sempre imperdíveis! Dá para encontrar lembrancinhas, comida boa e barata, e frutas diferentonas, além daquelas conhecidas mas caras aqui no Brasil, como as berries (frutas vermelhas). Eu não resisto e me acabo de comer morangos, framboesas, amoras e blueberries.

E o que beber?

Se eu te disser que a cerveja é mais barata que água! E não tem cerveja ruim, ok?!

Alguns lugares recomendados:

  • Prague Beer Museum (2 novos endereços – Dlouha 46 fechou) – é um pub, e eles tem  cardápio gigante com as cervejas e suas características, e não tem só cervejas tchecas. Eu provei algumas com toque de frutas, a de blueberry (a mais escura ai embaixo) era bem gostosa.

  • U Fleku (Křemencova 11) – uma cervejaria artesanal (só vende uma cerveja e escura, a deles) sempre cheia, com grandes mesas comunitárias. Tentei ir, mas estava lotado e não quis esperar, mas me arrependi sim ou com certeza?! Dá para reservar por e-mail ou pelo telefone (não sei se falam inglês, rs).

  • Letná Beer Garden (1700 Praha 7) – se você visitar Praga no verão, não perca esse Beer Garden que fica no Letná Park. São grandes mesas comunitárias e nesse caso com uma baita vista da cidade velha (Staré Město). Ele fica à margem do rio Vltava, e tem um metrônomo (mede tempo do andamento musical) vermelho gigante, não dá para não encontrar.
IMG_1652
A haste vermelha lá em cima do morro é o metrônomo
IMG_1654
Ele fica mexendo de um lado pro outro

E um último detalhe, cerveja em tcheco é Pivo. E para pedir uma cerveja você diz: “Jedno pivo prosím” (No Google Tradutor dá pra ouvir direitinho como se fala!).

Sábado que vem, volume 2 com Cidade Velha!

Já foram a Praga? Alguma dica ou sugestão? Deixa ai nos comentários!

 

Anúncios

15 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s