Melhor estratégia para comprar moeda estrangeira

Viajar é bom demais, e todos os preparativos fazem a gente se sentir cada vez mais perto da sonhada e planejada viagem. Uma parte que preocupa e dói no bolso é comprar moeda estrangeira. Aqui vou contar as minhas estratégias para câmbio e, no final vou dar minha dica de ouro.

 

6793826885_d3b6befb99_b
Photo: psychopoeia.com

 

Como levar o dinheiro?

Não importa a forma de levar moeda estrangeira para sua viagem, se comprar no Brasil, vai pagar o IOF (imposto sobre operações financeiras).

 

Cartão Pré-pago

Quando o IOF para o cartão pré-pago era 0,38%, essa era a melhor opção, na minha opinião. Eu comprava a moeda aos poucos e ia acumulando no cartão pré-pago. Durante a viagem, era prático levar todo dinheiro num cartão, que também permitia saques. Mais seguro do que andar com um bolo de dinheiro, com possibilidade de cancelar o cartão em caso de perda ou roubo, e ainda solicitar novo cartão. Porém com aumento do IOF para 6,38%, igualando ao cartão de crédito, fez com que essa deixasse de ser uma opção para mim.

 

Cartão de crédito

Ao usar o cartão de crédito internacional, pagamos IOF de 6,38%. Além disso, não importa se pagou café em euro, este valor será convertido em dólar, e depois em reais na sua fatura. E o valor do dólar cobrado na maioria das vezes é o da cotação do dia do fechamento da fatura, ou seja, incerto. Vale a pena usar o cartão de crédito? Depende. Acho que vale a pena nas compras de última hora quando o dinheiro vivo acabou, além de acumular pontos. Algumas vezes não temos outra opção, como nas reservas com Booking, às vezes a cobrança é efetuada automaticamente no cartão de crédito ao fazer o check-in no hotel (aconteceu comigo 1x – não sei se me enrolaram).

 

Papel moeda

Esta é a opção em que pagamos a menor taxa de IOF, atualmente 1,1% (era 0,38%. Valeu Dilma! sqn). Então essa é a minha (e de todo mundo) principal forma de levar moeda estrangeira em viagens. Tem a desvantagem de ter que andar com um bolo de dinheiro, e não tem nenhum seguro em caso de perda ou roubo.

 

Saque com cartão de débito

Alguns cartões de débito oferecem a possibilidade de saque no exterior, com pagamento de taxa de saque e IOF de 6,38%. Pode ser uma possibilidade em lugares com moedas estranhas que não vendem no Brasil ou que não valham a pena comprar por aqui. Quando cheguei à Cracóvia na Polônia, que era minha primeira parada vindo do Brasil, eu só tinha euros e lá a moeda é o zloty. Eu precisava pagar o trem até a cidade, então saquei uma pequena quantidade de dinheiro apenas para essas primeiras despesas, e posteriormente troquei euro por zloty em uma casa de câmbio na cidade.

 

Traveller check

O antigo cheque de viagem. Hoje em dia em desuso, pouco aceito no exterior. Não considero uma opção.

 

 

Onde comprar papel moeda?

Você pode comprar em Casas de Câmbio ou diretamente com os Bancos.

Os bancos costumam cobrar uma taxa de operação para compra de papel moeda. Então a não ser que a cotação cobrada por eles seja muito vantajosa ou que você tenha isenção dessa taxa por ser correntista (nem todo banco oferece essa isenção), não considero a melhor opção.

Comprar em Casas de Câmbio é o que costumo fazer. Importante antes verificar se o estabelecimento é credenciado ao Banco Central, para não correr risco de comprar moeda falsa ou dinheiro ilegal. Confira aqui as empresas cadastradas no Bacen.

Exitem buscadores para encontrar melhor valor praticado em diversas Casas de Câmbio. Esse é um deles, mas existem outros.

 

Sempre vale a pena trocar o dinheiro aqui no Brasil?

Depende da moeda que vai comprar ou destino. Dólar, euro e libra eu geralmente compro todo montante necessário para a viagem no Brasil. Mas por exemplo o peso argentino, eu troco na Argentina. Das vezes que visitei Buenos Aires, valia a pena trocar Real pelo peso lá. Em outros países da América do Sul, muitas vezes é mais vantajoso levar dólar do Brasil e cambiar pela moeda local no destino.

 

 

Agora a dica de ouro

Não compre moeda em espécie de uma vez só! O mercado de moedas estrangeiras é muito flutuante, e não tem como saber se o valor do dólar hoje será o mais baixo até o dia da sua viagem.

Considero a forma ideal dividir o valor que você precisará para a viagem em 5 ou 6. Antes de comprar a primeira parte, fique acompanhando a cotação diariamente, para ter uma noção dos preços. Assim que perceber uma boa queda, compre a primeira quota. E continue acompanhando as cotações diariamente (além das notícias da economia), e sempre que baixar, compre. Mesmo que enfrente uma fase de alta, dessa forma, você conseguira um valor médio melhor do que comprando tudo de uma vez.

Ah, mas não adianta acompanhar o dólar comercial, pois este não é o praticado pelas Casas de Câmbio e Bancos, eles usam o dólar turismo que é mais alto. Eu acompanho as cotações através dos buscadores ou site da Casa de Câmbio preferida.

 

 

Bom, é assim que eu faço. Você tem alguma dica ou estratégia diferente? Me conta nos comentários.

 

Esqueci de falar sobre alguma coisa? Dicas ou sugestões? Escreve pra mim.

 

 

Anúncios

6 comentários

  1. Muito boas as dicas! Eu também faço a compra de papel moeda parcelada, para ficar na variação média da moeda. Pesquiso três casas de câmbio onde já costumo comprar e também faço acompanhamento pelos sites de economia. Gostei da indicação das casas de câmbio cadastradas no Bacen. Vou verificar as que compro!!! Quanto ao uso do real na América do Sul, acho que vale a pena mesmo só para Argentina e, talvez, Chile. Estive recentemente na Colômbia e, salvo uma casa que consegui cotação compatível, em todas as outras que fiz troca, a melhor opção era mesmo o dólar e não o real. Parabéns pelas dicas! É sempre bom trocar informações com outros viajantes. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Maraaaaa Sá!!!!
    Arrasou nas dicas!!!!
    Já estou compartilhando com amigos que vão viajar comigo!!!!
    Estávamos na dúvida de como faríamos e vc esclareceu muita coisa!!!!
    Obrigada!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s