Seguro Viagem – precisa mesmo?

Quando estamos nos preparando para uma viagem para fora do Brasil, temos tantas coisas para planejar, tanta alegria, que facilmente esquecemos que podemos ficar doente durante as férias e precisar de atendimento médico. Até mesmo para comprar determinados medicamentos, será necessário uma consulta médica para conseguir a receita (o moço da farmácia não vai quebrar seu galho e te vender sem receita).

Dessa forma, a pergunta: Será que preciso mesmo fazer um seguro viagem para o período da minha viagem? A resposta é SIM!

Vou contar aqui alguns detalhes e informações sobre os seguros.

Tem diferença entre Seguro Saúde e Seguro Viagem?

Sim. Seguro Saúde vai prestar serviços diretamente relacionados à saúde: consultas, exames, internações, cirurgias, etc.

Já o Seguro/ Assistência Viagem presta mesmos serviços que o Seguro Saúde, além de reembolso em caso de extravio de bagagem, indenização em caso de acidente, assistência jurídica, entre outros.

 

Como é o pagamento?

Com relação ao pagamento, no “seguro” o segurado (você) pagará todas as despesas do seu bolso, e será ressarcido após retornar ao país de origem (veja seu limite do cartão de crédito). Na “assistência” em caso de necessidade, você não pagará nada, os custos serão cobertos pela empresa contratada. Mas antes de confiar nessa nomenclatura, leia as letras miúdas.

Em ambos os casos, você deverá primeiramente ligar para o número que a empresa fornece.

 

Leia as letras miúdas

Importantíssimo ler com atenção toda apólice, e verificar (de acordo com cada caso) se cobre:

  • Doenças pre-existentes;
  • Acidentes decorrentes da prática de esportes radicais;
  • Gestante e feto;
  • Repatriação em caso de doença grave ou morte.

 

Sem seguro não entra na Europa

Um seguro saúde que cubra no mínimo 30.000 euros é uma condição para visitar os países signatários do Acordo Schengen. São 30 países: União Européia (exceto Reino Unido e Irlanda), Islândia, Noruega, Suíça.

Na minha última viagem à Europa, não me pediram para mostrar o comprovante. Mas quando fui a Londres sim, a imigração lá foi super rígida, tive que mostrar documentação de tudo que você possa imaginar. E nem faz parte do acordo Schengen, hein!?

É muito caro?

Com certeza custará menos que uma consulta médica.

Fiz uma cotação aleatória para 10 dias, para uma pessoa até 75 anos, não gestante. Para os EUA ficou 262 reais; para Europa Schengen 295 reais;  e ainda pode parcelar o valor em até 5x. Pesquisando na internet, encontrei consultas médicas de 50-100 doláres nos EUA.

Como faz para contratar um Seguro ou Assistência?

Exitem seguradoras especializadas neste seguimento, mas você também pode contratar com seu banco, ou com a companhia aérea na qual adquiriu o vôo, em agências de turismo, e até em casas de câmbio.

Mas prefira uma empresa conhecida, e dê uma olhada no site Reclame Aqui. Para evitar sustos se houver  a necessidade de usar o seguro.

Fique esperto que algumas seguradoras têm parceria com programas de fidelidade. Nada como juntar ainda mais milhas?! Quer saber mais sobre juntar milhas? Clique aqui.

O Cartão de Crédito oferece algum seguro?

A maioria dos cartões Platinum ou superiores oferecem gratuitamente seguro viagem (até para carro alugado) quando se compra a passagem com o referido cartão.

Mastercard – no site informa que a cobertura abrange o titular do cartão, cônjuge e filhos dependentes viajando juntos ou separados desde que a passagem aérea tenha sido comprada em sua totalidade com cartão elegível ou no caso de resgate de milhas se as taxas de embarque e eventuais impostos devidos tenham sido pagos com o cartão. A cobertura é válida para todo o mundo, sem limite de viagens. Agora é necessário emitir bilhete de seguro para levar na viagem, antes não precisava. É super fácil, dá para fazer pelo site ou pelo telefone.

Para informações dos cartões Visa aqui.

Preciso levar algum comprovante na viagem?

Sim, com certeza! Ele pode ser solicitado na imigração; e em caso de necessidade, importante ler os detalhes do que cobre e o que não cobre, além do limite em valores dessa cobertura.

Fundamental ter à mão o número indicado para o contato com a seguradora. Deixe esse número também com seus companheiros de viagem, e até com seus familiares que ficaram em casa. Nunca se sabe…

 

 

Bom, eu nunca precisei usar, então não tenho nenhuma experiência pessoal pra contar. Mas e você, já precisou usar? Compartilha nos comentários!

Deixei de falar sobre alguma coisa? Ficou alguma dúvida? Escreve pra mim nos cometários que responderei o mais breve possível.

 

Anúncios

6 comentários

  1. Você colocou muito bem!! Nós já precisamos usar para nossa filha nos Estado Unidos por duas vezes! A primeira foi uma consulta em que o médico bateu na nossa porta em menos de uma hora com muita dedicação e extrema gentileza. Na segunda vez, precisamos de uma receita médica e fomos em uma clínica! Portanto, não saímos de casa sem seguro! Quanto ao de viagem, certa vez nossa mala chegou 12 horas depois de nós e fomos ressarcidos também! Parabéns! Mais uma vez post altamente informativo!! Beijos!!

    Curtir

  2. Olá, Sabrina! Também não viajo sem seguro! Só precisamos usar para médico uma vez, em Buenos Ayres. Ligamos para o número da assistência e eles nos indicaram um hospital para atendimento, Foram dois casos de virose com meu filho e meu cunhado. Correu tudo direitinho. Em outra ocasião, tive a mala extraviada na minha primeira viagem a Londres! No Aeroporto mesmo, entrei em contato com a cia aérea e a do seguro, eles localizaram e recebi no hotel um dia depois. Podia ter acionado o seguro para ser ressarcida pelas despesas com itens de higiene e umas peças de roupa que tive que comprar, mas estava tão feliz por conhecer Londres que nem me dei ao trabalho (risos). O que queria mesmo era a mala de volta, pois estava iniciando uma viagem de três semanas…Normalmente, contrato o seguro em agências de viagens. Estou adorando seus posts sobre esses temas, que interessam a todos os viajantes, independentemente do destino. Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s