Mala de bordo – o que pode e o que não pode levar

Uma dúvida frequente do viajante é saber o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão, aquela que vai dentro do avião com a gente.

 

O que é bagagem de mão afinal?

Será considerada bagagem de mão as malas com as seguintes dimensões: 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças.

Agora é permitido levar mala com até 10 Kg (antes eram 5Kg), mais uma peça de mão (bolsa feminina, mochila para laptop, bolsa de bebê) que caiba abaixo do assento à frente.

Além dos citados acima, você também pode levar à bordo, sem custo adicional: jaqueta, guarda-chuva, material de leitura (livros, revistas, tablet) ou uma sacola pequena do duty free. Cigarros eletrônicos só podem ser transportados como bagagem de mão.

Na bagagem de mão, não é permitido levar perfuro-cortantes (facas, lixas, cortadores de unhas, barbeadores, ferramentas ou pinças), inflamáveis, explosivos, armas de fogo.

 

Nos vôos internacionais

Para vôos internacionais é permitido levar líquidos (perfumes, aerossóis, géis, licores, cremes, desodorantes em bastão, lápis labial ou pastas de dentes) até 100ml por frasco, no máximo 10 frascos, acondicionados em bolsa ou saco transparente e com sistema de fechamento. Dá para usar aqueles saquinhos de congelar alimentos. Os produtos devem caber com folga no saquinho para fácil visualização do conteúdo. Não adianta arrumar um monte de produtos de beleza numa frasqueira, pois serão todos descartados.

imglag2

Os líquidos com mais de 100 mL permitidos são: remédios (com a receita médica), alimentos infantis (se com bebês/crianças), alimentos dietéticos (quantidade condizente com a duração da viagem).

Infografía_09

Esses produtos deverão ser apresentados para inspeção fora da bagagem de mão.

 

E nos nacionais?

Já em vôos nacionais, a quantidade de líquidos não pode ultrapassar 2 kg ou 2 litros – sendo no máximo 500mg /500 ml em cada frasco.

 

Atenção: as baterias

As baterias de câmeras fotográficas, filmadoras e outros produtos elétricos só podem viajar na bagagem de mão. E muita atenção às pilhas de lítio acima de 20 Wh e as baterias de lítio com mais de 100 Wh, elas são proibidas de embarcar.

 

Para mais informações

Clique aqui para as orientações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). E aqui para informação completa sobre as regras do TSA americano (Transportation Security Administration).

Sobre as novas regras de bagagem, sugiro o post do Melhores Destinos.

 

Acho que era isso.

Ficou faltando alguma coisa? Me diga ai nos comentários.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s