Conhecendo Alcatraz

Quem nunca ouviu falar da prisão de Alcatraz? Eu assisti ao filme (“Alcatraz, a fuga impossível”) quando criança em VHS, rsrs. Então quando resolvi ir à Califórnia, visitar o antigo presídio era fundamental.

ALCATRAZ-FUGA-IMPOSSIVEL

 

A ilha de Alcatraz era inicialmente uma base militar, e fui transformada em prisão de segurança máxima em 1934, e funcionou por 29 anos. Lá ficaram presos alguns dos maiores criminosos dos Estados Unidos na época, como Al Capone por exemplo.

 

IMG_3422
A Rocha

IMG_0051

IMG_0050

 

Também conhecida como A Rocha, Alcatraz era considerada inescapável por ficar distante da costa, cercada por águas geladas e com fortes correntes marítimas, além da grande quantidade de guardas existentes na prisão. Porém em 1962, três prisioneiros desapareceram de suas celas e nunca foram encontrados. Acredita-se que morreram congelados na baía de San Francisco, mas são considerados até hoje como desaparecidos. Essa história inspirou o filme “Alcatraz, a fuga impossível” (Escape from Alcatraz).

Um ano após essa fuga o presídio foi fechado. Em 1969, a ilha foi ocupada por nativos americanos, a ocupação durou 2 anos, e ainda há marcas da ocupação pela ilha. Atualmente a ilha é um ponto turístico, administrado pelo National Park Service.

 

IMG_0043

 

Como planejar sua visita?

Para visitar Alcatraz, não deixe para comprar os seus ingressos lá em San Francisco, porque você correrá um sério risco de não conseguir comprar e de estarem esgotados por todo período de sua estadia.

É possível comprar o tíquete na internet pela Alcatraz Cruises com antecedência. O valor do bilhete para adulto está 37,25 dólares, que inclui passeio de barco de ida e volta mais entrada no presídio. Tem preços diferenciados para crianças e maiores de 62 anos. Crianças com menos de 4 anos não pagam. Existe a possibilidade de comprar tíquete família (2 adultos + 2 crianças) mas a venda é feita pelo telefone ou direto no guichê (lembre-se de que não deve deixar para comprar lá).

Os barcos saem do Pier 33. Ao comprar o ingresso, você escolhe o horário que deseja embarcar, e você só irá neste horário. Eu não consegui ir antes do horário escolhido, e se chegasse após esse horário, perderia o ingresso. Então fique atento a hora da sua partida. Para voltar a San Francisco, não tem hora marcada, basta ir para o pier e aguardar o próximo barco.

 

Como é o passeio?

Quando desembarcamos na ilha, tem uma explicação rápida de um guarda. Após você estará livre para olhar o terreno do presidio. Ao entrar no prédio, há a opção de pegar o áudio-guia, tem em português. E ai você começa seu tour, no seu tempo.

Muitas histórias interessantes. Os guardas e suas famílias moravam também na ilha. As crianças iam para escola no continente, em um barco os levava e buscava diariamente.

Durante a visita, passamos por diversos tipos de celas. Os presos com bom comportamento poderiam ser transferidos para ala da “praia”, onde as celas ficavam de frente para grandes janelas, com entrada de sol indireto pelos vidros. Esses presos também podiam exercer atividades artísticas como pintura, música, etc.

Já os presos mal-comportados poderiam passar um tempo na solitária, celas pequenas e sem nenhum tipo de iluminação, ficavam na escuridão completa.

 

Lembra a história dos presos que desapareceram de Alcatraz? Conseguimos ver suas celas. Há um buraco na parede, cavados a cada noite com colheres e outros pequenos instrumentos. Quando entravam no buraco para continuar a construção do túnel, deixavam uma cabeça falsa, para que os guardas achassem que estavam em suas camas dormindo.

IMG_3436
Cela Padrão
IMG_3441
Presos bem comportados ganhavam privilegios e celas que pegavam um pouco de sol indireto
IMG_3447
A cabeça de papel machê e o buraco na parede cavado com colheres
IMG_3450
Como abriram esse buraco com uma colher??

 

 

A visita a Alcatraz é muito legal, eu considero imperdível.

E a vista de San Francisco de lá é de tirar o fôlego!

IMG_3444IMG_3445

Você já foi à Alcatraz? Tem alguma dica?

Alguma duvida ou sugestão?

Me conta nos comentários.

 

Anúncios

9 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s