Como alugar carro nos EUA?

Dependendo da sua viagem, você vai precisar de carro nos EUA. Em cidades como Nova Iorque e San Francisco, o carro é totalmente dispensável; já para Miami, Orlando, Los Angeles e tantas outras, ele é fundamental.

Algumas pessoas podem advogar, por exemplo, ir para Orlando sem carro e usar ônibus / uber. É possível? Com certeza! Mas eu nem cogito essa ideia, o conforto e a liberdade de deslocamento com carro não têm igual.

Preciso de carteira de motorista internacional?

Não. Eles aceitam sem problema nenhum a habilitação brasileira. Eu só uso a nacional e nunca tive problemas.

 

A partir de que idade consigo alugar um carro?

A partir de 21 anos. Mas o aluguel é mais barato acima de 25 anos.

 

Onde alugar?

Não posso dizer qual é a melhor empresa, não tenho como avaliar isso por enquanto. Mas posso dizer como eu faço e o que funciona bem pra mim.

Existem 2 empresas essa e essa, que funcionam como buscadores de carros para aluguel. Você insere o local, dia e hora para retirada e entrega do veículo, e o site então busca entre as empresas disponíveis.

Tenho cotado com eles e em geral oferecem um bom preço. Mas bom ter em mente que o valor mostrado na pesquisa só contempla o seguro para o automóvel (CDW/LDW), não cobre por exemplo danos a terceiros (EP/ALI).  Para saber mais sobre os seguros disponíveis, veja aqui. Ainda sobre seguros, alguns cartões de crédito (platinum / black) oferecem seguro de carro quando você aluga usando o cartão. Nunca usei, geralmente quando alugo já vem incluído o CDW e acrescento o EP.

 

Detalhes importantes

Sempre escolho tanque cheio para cheio, que significa que pego carro com tanque cheio e tenho que devolvê-lo cheio. Se devolver faltando gasolina, eles vão encher e cobrar a você em seu cartão de crédito. E o valor que eles cobram por galão (nos EUA não usa litros. Galão = 3,79L) é bem maior que nos postos.

Sempre opto por quilometragem livre. E se tiver viajando acompanhado, ter motorista adicional grátis também é vantagem.

Como é feito o pagamento?

Nesses sites, algumas locadoras/ofertas exigem pagamento online, outras um sinal e pagamento do restante na retirada, e por fim há aquelas com pagamento integral na retirada do veículo. Geralmente prefiro o mais barato. Se forem todos o mesmo valor, prefiro pagar antes.

As locadoras geralmente retêm um valor no seu cartão de credito como caução, para o caso de acontecer alguma coisa. Quando você entrega o carro eles liberam esse valor. Lembrar que isso compromete seu limite, então melhor não viajar com cartão de crédito com limite muito pequeno (mesmo que não pretenda usa-lo). Dá última vez que aluguei foram 200 dólares de caução, por exemplo. E cartão pré-pago não é aceito como caução.

Mas definitivamente, alugar o carro antes de viajar. Pela internet a locação fica mais em conta que direto no balcão da locadora.

Que categoria de carro escolher?

Essa é uma pergunta difícil, por que depende de quantas pessoas estarão viajando, e mais importante ainda, quantas malas cabem no carro.

Eu viajando sozinha, prefiro um carro econômico que cabe 01 mala grande e 01 pequena.

Mas existem várias categorias:

  • Economy – carro econômico, geralmente hatch, cabem 4 pessoas, 1 mala grande e 1 pequena. Ex: Kia Rio
  • Compact – econômicos com mala um pouco maior. 5 pessoas, 2 malas grandes. Ex: Ford Focus, Nissan Versa
  • Intermediate – algumas empresas tem essa categoria. Seria entre o compacto e o Standard. 5 pessoas, 2 malas grandes e 1 pequena. Ex: Hyundai Elantra, Nissan Sentra
  • Midsize / Standard – geralmente um carro sedã, com porta-malas maior que a categoria anterior. 5 pessoas, 2 malas grandes e 1 pequena. Ex: Mitsubichi Galant, Chrysler 200
  • Fullsize  – mala um pouquinho maior que o anterior e mais luxo. 5 pessoas, 3 malas grandes ou 2 grandes e 2 pequenas. Ex: Nissan Altima
  • Premium – carros mais luxuosos. 5 pessoas, 2 malas grandes e 2 pequenas. Ex: Nissan Maxima
  • SUV – confortável e luxuoso, com grande porta-malas. 5 pessoas, 3 malas grandes. Ex: Toyota Rav4, Ford Escape
  • Minivan – melhor opção para grupos grandes. 7 a 12 pessoas (depende do modelo), 4 malas grandes. Ex: Dodge Grand Caravan, Toyota Sienna, Ford E350. Não precisa de habilitação especial, pode dirigir com a CNH brasileira categoria B.

Na hora de alugar só conseguimos escolher a categoria, não dá para escolher o modelo. Só escolhemos o modelo na retirada.

 

Como é calculado o aluguel?

O aluguel costuma ser cobrado por semana, assim se você alugar por 20 dias, será cobrado por 2 semanas mais 6 dias extras. Os 6 dias extras costumam sair mais caros que a semana. Além disso, pegar e devolver no mesmo horário também sai mais barato. Se você retirou o veículo às 19h e ao final da sua viagem retornou às 20h, será cobrada a hora extra. Já entreguei antes do horário mas não devolveram dinheiro.

Pegar o carro no aeroporto também tem taxa extra. Mas muitas vezes não há outra opção.

É possível pegar o carro no aeroporto e devolver na cidade ou em outro aeroporto, por exemplo. Algumas locadoras cobram se entregar em local diferente.

 

Câmbio manual ou automático

Ah, e o câmbio é automático. Apenas alguns carros esportivos têm cambio manual.

IMG_3749
Na California aluguei um econômico, como não tinha ganhei upgrade grátis para um compacto – Ford Focus

 

Estou no aeroporto, e agora?

Dirija-se ao balcão da locadora na qual você alugou o carro com: o voucher (eles enviam para o seu e-mail), passaporte, habilitação e o cartão de crédito usado na compra. O atendente geralmente tenta empurrar alguma coisa pra você adquirir lá na hora. Eu geralmente já escolho tudo que acho necessário antes (seguros CDW e EP, gasolina tanque cheio para cheio) daí não aceito nada que me oferecem após.

Após finalizar essa parte burocrática você é direcionado para a garagem da locadora. Lá o funcionário dirá onde estão os carros da categoria que você alugou. Então você escolhe a marca e o modelo que você gostou mais. Abra tudo, veja se o carro está íntegro por dentro e por fora, se está limpo. A chave costuma ficar na ignição. Confira se o tanque está cheio. Ajuste bancos e retrovisores e pronto, só ligar a chave e sair com o carro. Na saída tem um guichê onde a pessoa vai checar seus papéis do aluguel e é isso. Pé na estrada.

E se eu levar uma multa?

Se você for multado por passar por pedágio sem pagar, estacionamento irregular, etc, a locadora paga a multa e depois cobra no seu cartão de crédito.

Já aconteceu comigo quando aluguei carro em Porto Alegre para ir a Gramado. A Rota Romântica é cheia de radares (pardais) e acabei passando acima do limite de velocidade em um. Um mês depois ví a cobrança e meu cartão de crédito, ao questionar a locadora, eles me enviaram a cópia da multa, com foto do carro, dia e hora da infração.

Como fazer com os pedágios?

Existem pedágios que aceitam apenas moedas e outros que apenas dispositivos de cobrança automática (Sunpass na Flórida), etc. Você pode alugar o Sunpass na locadora, algumas cobram por dia, outras por uso.

O que eu faço? Eu nunca passei por nenhum pedágio em Orlando e Miami. Eu tenho um GPS, e programo ele para evitar pedágios (toll roads). Em San Francisco só paguei o da Golden Gate, paguei pelo uso por um dia só na locadora, mas a melhor e mais barata opção era pagar o pedágio (antes ou depois de passar nele) pela internet.

E GPS?

As locadoras alugam GPS, elas cobram por dia de locação do carro, cerca de 12 dólares por dia. Se você ficar 10 dias pagará 120 dólares. Eu comprei o meu por 100 dólares e já usei em várias viagens no Brasil e no exterior.

Como fiz antes de comprar o GPS? Eu memorizei o mapa e as ruas que iria passar, rsrs. Mas aconselho imprimir um mapa antes da viagem com seu caminho até uma loja que venda (Wallmart, Best Buy, por exemplo).

Se for viajar com crianças?

Tem que levar a cadeirinha ou assento de elevação de acordo com a idade. Ou pode alugar uma na locadora por cerca de 5 dólares por dia. Você até pode deixar pra comprar lá, mas não poderá sair do aeroporto com a criança sem segurança, então deverá alugar o assento/cadeirinha até adquirir uma.

Tarifa de limpeza

Se você devolver o carro muito sujo terá que pagar uma tarifa de limpeza. Nunca precisei pagar.

E para devolver, como é?

Eu deixo para abastecer num posto próximo ao aeroporto, mas nem tão perto para não pagar muito caro. Me programo para chegar um pouco antes do horário de devolução pois pode ter fila.

Você vai dirigir até a garagem da sua locadora e seguir placas que indicam setor de devolução. O funcionário da empresa vai olhar todo carro, avaliando se houve avaria e a limpeza. Costuma ser rápido. E pronto, devolvido.

Esqueci de falar sobre algum assunto?

Você tem alguma experiência diferente? Me conta nos comentários.

  • Esse post não foi patrocinado por nenhuma empresa.
Anúncios

9 comentários

    1. Olá Marcela. Pagar pela internet depois de passar pelo pedágio serve apenas para a Golden Gate.
      Existe a opção de One-Time Payments. Você pode fazer o pagamento pelo site ou pelo telefone, com 30 dias de antecedência ou até 48h após. Precisa saber a placa do veículo para realizar o pagamento, e não tem problema ser carro alugado. Pagamento é feito com cartão de crédito.

      https://www.bayareafastrak.org/en/ggb/onetimepayment.shtml

      Espero ter ajudado.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s