Roteiro de bicicleta em SanFran

Eu amo andar de bicicleta, então em minhas viagens sempre tento acrescentar ao menos um passeio de bike.

E San Francisco, linda de morrer, oferece várias possibilidades de passeios. Eu escolhi ir da região do Fisherman’s Wharf até Sausalito, passando pela Golden Gate. Esta foi a coisa mais legal que fiz em toda a viagem. Acho que vou me lembrar dessa experiência por toda a vida.

 

Vamos aos detalhes

Foi um passeio de um dia inteiro, mas fui devagar, parando sempre e muitas vezes empurrando a bike em algumas subidas (condicionamento fisico zero, rs). Optei por ir até Sausalito de bicicleta, e voltar de Ferry Boat.

Aluguei a bicicleta na Blazing Saddles pois o hostel tinha um convênio com eles e a locação saiu a metade do preço do site, para alugar pelo dia inteiro. Então fica a dica, antes e alugar a bicicleta (ou outro serviço), veja se o albergue não tem recomendação de empresa com desconto para hóspede.

O aluguel dava direito a um capacete, como não é obrigatório usá-lo para pedalar por SF, não peguei. Também oferecem um mapa de papel. A bike vem com cadeado para que você possa parar, prendê-la em algum lugar, e curtir. Eles passam um vídeo com informações básicas que é bem rapidinho.

Iniciei meu passeio no Pier 39, onde se localiza a loja de aluguel de bicicletas, e segui rumo ao Fort Mason. Dei uma parada no Aqua Park Pier para fotos.

IMG_3634
Aqua Park Pier

 

O caminho é bem sinalizado, e tem várias outras pessoas fazendo o mesmo trajeto, então fica fácil não se perder.

 

Fort Mason

A subida para Fort Mason é bem íngreme, muitas pessoas sobem tranquilamente de bicicleta. Eu fui bem também, até a metade, no restante da subida empurrei a bicicleta.

A vista lá de cima é linda, e o parque proporciona uma visão incrível da Golden Gate. Apesar que de qualquer lugar que se veja essa ponte, ela fica fenomenal. É daquele tipo de lugar que não se cansa de fotografar.

IMG_3637IMG_3640

 

Os melhores desvios de rota

Antes de chegar a Crissy Fields, fiz um desvio do trajeto para conhecer dois lugares que eram imperdíveis para mim: Palace of Fine Arts e a Lucas Film.

 

Palace of Fine Arts

O Palace of Fine Arts é gigantesco e lindo. Foi construído para abrigar a exposição Panamá-Pacífico em 1915, inspirado na arquitetura greco-romana. Vale a pena sentar para descansar e observar a grandeza e beleza do lugar.

 

Yoda Fountain

Seguindo em meu desvio de rota, segui na busca pelo Lucas Film e sua Yoda Fountain. Como super fã de Star Wars, não podia perder essa oportunidade de visitar a Lucas Film apesar de agora a franquia Star Wars pertencer a Disney).

Me perdi várias vezes, e o mais dificil é que as pessoas nem sabiam que existia uma fonte com Mestre Yoda, rs. Mas por fim, encontrei! A fonte é super pequenina, mas foi legal conhecer esse lugar desconhecido até para os “San Franciscanos”. É possível entrar na recepção da Lucas Film e tirar fotos. Tem modelos em tamanho natural do Darth Vader e do Boba Fett, além de outros pequenos objetos e cartazes dos filmes.

 

 

 

Crissy Fields

Passado o momento Geek, rumo para Crissy Fields. Um parque lindo, cheio de pessoas correndo, pedalando. Uma delícia.

IMG_3683

The Golden Gate

Agora, já na subidinha para a ponte, tem um mirante legal, que garante ótimas fotos.

Daí, é só seguir as placas para pegar o caminho correto para pedestres e bicicletas, que é completamente separado do tráfego de veículos. ah, e só os carros pagam pedágio (meio óbvio, né, kkk).

Quando se entra na ponte é que conseguimos compreender sua grandeza. É colossal!

Existem alguns pontos para observação ao longo da ponte. O trânsito de pedestres e bicicletas é intenso, então parar de repente no meio da ponte não é uma boa idéia. E para que está de bike, atenção redobrada para não atropelar ninguém (tipo eu no vídeo).

IMG_3717
O que de longe parece um cabo de aço unindo os pilares da ponte, é na verdade um tubo que cabe uma pessoa dentro.

IMG_3707

 

Ao fim da ponte há outro mirante, o Vista Point. Rende fotos lindas também. Ambos mirantes são imperdíveis.

IMG_3721
Vista Point

 

Você sabia que a Golden Gate é um dos dez monumentos mais visitados do mundo? Quer saber quais são os outros? Dá uma olhada neste post do Viajante em Série.

Saindo do Vista Point, basta seguir as placas (ou outros ciclistas) para Sausalito. É uma descida vertiginosa! Importante testar os freios da magrela. Em todo percurso até Sausalito, dividimos a rua com os carros, então atenção redobrada.

 

Sausalito

Sausalito é uma cidade pequenininha, mas muito charmosa. Em poucas pedaladas conhecemos a cidade toda. Cheia de lojinhas e restaurantes fofos. Vale super a pena deixar a bicicleta no bicicletário da pracinha, e ir no Centro de Informações Turísticas para pegar dicas de lugares para visitar, onde comer, e os horários do Ferry para San Francisco (se for voltar de barco).

Para internet grátis: Starbucks. Pegue um café e sente pra descansar e postar umas fotos nas redes sociais.

 

Onde comi

Almocei no Hamburgers (737 Bridgeway, Sausalito). Hamburguer suculento, saboroso, e enorme. Me sentindo faminta depois de tanto pedal, pedi além do sanduíche uma batata frita, e quase morri de tanto comer e não comi tudo! Como o restaurante é bem pequeno e com poucos lugares, pedi pra viagem e comi na pracinha de frente pra baía de SF. Vista linda, o problema eram as aves querendo comer comigo, kkkk, foi tenso.

Depois de tanto comer, conheci o centrinho a pé.

 

Casas Barco em Sausalito

Em seguida, peguei novamente a bicicleta e segui para conhecer as casas barco! Uns 15 min de pedaladas, subindo mais que descendo durante o caminho. Finalmente cheguei. Muito legal! Deve ser interessante morar nessas casinhas.

IMG_3724IMG_3726

Mais informações sobre as casas barco, dá uma olhada nesse post do Hotel Califónia.

 

Retorno à San Francisco de Ferry Boat

Depois de um dia maravilhoso, voltei para o centrinho de Salsalito e entrei na fila de bicicletas para pegar o Ferry Boat. Você acomoda a bicicleta no primeiro andar do barco (deixe alguma coisa que diferencie a sua, pois são milhares de bicicletas iguais uma ao lado das outras). Depois sobe para apreciar a vista no retorno a San Francisco. O Ferry Boat que peguei levou até o Pier 39 (e não o Ferry Building). Fique de olho, são dois ferries diferentes, o que vai até Pier 39 não aceita o cartão clipper, só o que vai para Ferry Building.

 

E você, já fez esse passeio? Deixe sua dica!

Dúvidas? Escreve ai nos comentários!

Anúncios

11 comentários

  1. Amei o post, parabéns!!!
    Estivemos em San Francisco em Janeiro mas estava tão frio que não conseguimos sair de bike, cruzar a Golden Gate,só de carro mesmo.. muito frio!!!
    Lendo seu post me deixou com água na boca..rsrs
    Amei suas dicas e as fotos estão arrasando…
    Parabéns!!!

    Curtir

  2. Estive em SF com mina filha caçula. Eu adoraria fazer o passeio e minha filha queria muito, mas…não sei andar de bicicleta! Andei com ela cerca de um km pela ponte na via de pedestre a atravessamos de ônibus Hopon-hopoff várias vezes, parando num dos mirantes para fotos. Fiquei devendo passeio de bike para minha filhota.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s