Viajando sozinha: Hotel ou Hostel?

Quando se decide explorar o mundo com sua melhor companhia, você mesma, uma parte importante a decidir é hospedagem. Vale a pena ficar num quarto de hotel? Ou seria melhor ficar num albergue (hostel)? Vou dar minha opinião sobre as duas modalidades.

Hotel – um quarto todinho pra você

Ficar em um hotel é a opção mais cara, normalmente os quartos de hotel tem o mesmo preço para 1 ou 2 pessoas. Assim, o viajante solitário pagará sozinho por um quarto que poderia acomodar confortavelmente até 4 pessoas.

Porém, após um dia exaustivo de caminhadas, conhecendo pontos turísticos, nada melhor que tomar um banho quentinho num banheiro limpo e vazio, só pra você, e depois cair numa cama fofa e dormir o sono dos justos, num silencio sepulcral.

Eu considero ficar em hotel quando preciso de silêncio e quietude ao fim do dia, como quando viajo para estudar (Cursos, Congressos) ou em cidades em que não há hostel disponível ou que não haja hostel que eu considere adequado às minhas necessidades para a viagem em questão (em Orlando, por exemplo).

Hostel – melhor forma de não ficar sozinha

Os hostels (ou albergues) são na minha opinião a melhor forma de estadia para o viajante solitário. Você aluga a cama e não o quarto, o que torna a estadia muito mais barata. (Alguns albergues tem quartos privativos que você pode alugar um quarto só pra você, mas são mais caros, algumas vezes com preços similares a um quarto de hotel).

Nos hostels, você geralmente tem um armário (locker) para que você guarde seus pertences. Ele tem lugar para você colocar um cadeado e manter tudo fechadinho. Na maioria dos hostels que estive, você precisa levar seu próprio cadeado ou alugar um cadeado na recepção. Geralmente o locker cabe uma mala de bordo, e ficam abaixo ou ao lado da cama. E as camas costumam ser beliches, com luminária e tomada individuais – da pra carregar o celular na cama!

Já fiquei em quartos com 4 até quartos com 20 camas, uns só com meninas e outros mistos. Na maioria das vezes as pessoas são respeitosas e evitam barulho se há alguém dormindo, mas também já fiquei chateada com luz acesa, galera chegando bêbada no meio da noite e fazendo a maior bagunça. Resumindo: tem que ir com coração aberto, rs.

Mas sem dúvida, o albergue é a melhor opção para conhecer pessoas diferentes, de toda parte do mundo e de todas as idades (sim, não tem só jovens e adolescentes). Sem contar que muitos albergues tem bar e festa toda noite. Alguns também organizam as saídas para bares da moda e boates, com desconto na entrada.

Como são os banheiros de albergue?

Essa é uma pergunta muito frequente. Os banheiros são geralmente limpos várias vezes ao dia, alguns são tipo vestiários com vários reservados, uns com sanitários e outros com chuveiros. Ainda não tive azar de encontrar banheiro sujo.

E a segurança. Hostel é seguro?

Este é um quesito que os hostels são avaliados, e você pode verificar quanto a segurança em sites como Trip Advisor e nos buscadores de hostels como Hostelworld e Hostelbookers.

Mas, não deixe seus itens de valor largados. Não deixe seu celular e carteira sobre a cama quando se ausentar do quarto ou for tomar banho. Não deixe suas coisas espalhadas. E sobretudo, não se separe de seu passaporte nem por um segundo. Pode parecer exagero, mas passaporte é um item visado, sobretudo na Europa, e ter um passaporte roubado pode acabar com sua viagem.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.

DSC00040
Quarto do Milhouse Hostel – Buenos Aires
DSC00041
Close no meu locker. Olha meu cadeado ali!
IMG_2608
Quarto do Greg & Tom’s Beer House Hostel na Cracóvia
IMG_2071
Galera do Youth Hostel de Nova Iorque – estavamos indo para a Halloween Parade do Greenwich Village
IMG_0020
Quarto do Youth Hostel de San Francisco – California

 

comentários.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s